domingo, 22 de janeiro de 2012

LIVROS PARADIDÁTICOS ADAPTADOS PARA O SISTEMA BRAILLE


Orientações ao Professor
Os livros ora disponibilizados foram adaptados e transcritos para o Braille visando atender à demanda apresentada por escolas regulares de todo país, que têm alunos cegos matriculados regularmente.

Nossa Biblioteca encontra-se dividida em áreas: Livros da 1ª a 4ª Séries, Livros da 5ª a 8ª Séries e Livros Paradidáticos. Escolha qualquer uma das opções do Menu à esquerda para acessar a área de seu interesse!

SOBRE O DOWNLOAD DOS LIVROS
Os livros se encontram compactados (zipados). Ao clicar na capa de qualquer livro LIVRO, você poderá dar início ao processo de descompactação.

Os livros ficarão armazenados na pasta C:\LIVROS DIDÁTICOS de seu computador, podendo ser acessados, a qualquer tempo, escolhendo-se, dentre as opções situadas à esquerda da lista de livros, a série de seu interêsse.

SOBRE A IMPRESSÃO DOS LIVROS NO SISTEMA BRAILLE
Para a correta impressão dos livros, você deverá estar atento aos seguintes detalhes:

A diagramação adotada pelo IBC, de 34 caracteres por 28 linhas, exige que sua impressora esteja configurada em sua capacidade máxima de caracteres por linhas e,

Você necessitará da versão 2.8 do programa BRAILLE FÁCIL, também disponível para DOWNLOAD. Para isto, vá até NOSSOS MEIOS > BRAILLE FÁCIL. O programa ficará localizado na pasta C:\BRFACIL de seu computador.

Clique na opção LIVROS ADAPTADOS
http://www.ibc.gov.br/?catid=22&blogid=3&itemid=138

Revista FGV Online



A Revista FGV Online é uma publicação eletrônica semestral, criada sob a tutela do Programa FGV Online, parte integrante do Instituto de Desenvolvimento Educacional – IDE –, responsável por cursos desenvolvidos em parceria com as Escolas da Fundação Getulio Vargas. Trata-se de uma publicação voltada para temas relacionados à educação em geral e, mais especificamente, à educação a distância.

http://www5.fgv.br/fgvonline/FGVOnlineRevistaEdicoes.aspx

Difusão de Idéias


A seção DIFUSÃO DE IDEIAS tem como propósito disponibilizar para consulta: entrevistas concedidas pelo corpo de pesquisadores da Fundação Carlos Chagas e exposições feitas em eventos nacionais e internacionais.

http://www.fcc.org.br/conteudosespeciais/difusaoideias/Titulo.html

Álbum Minha Escola - Memória Viva

Em 2007, o Departamento de Pesquisas Educacionais da FCC, desenvolveu um projeto de pesquisa para averiguar, entre outros aspectos, a imagem que os alunos e as professoras do ensino fundamental constroem a partir do convívio escolar.

Estabeleceu parcerias, com o jornalista Gilberto Dimenstein e com a CBN/Globo, que permitiram desenvolver o projeto de modo abrangente e disponibilizou espaço em seu site para que os internautas compartilhassem suas memórias.
Agradecemos a participação daqueles que ao visitar o projeto Minha Escola - Memória Viva relataram as suas lembranças do tempo de escola.

Leiam, recordem e divirtam-se folheando o álbum.

http://www.fcc.org.br/conteudosespeciais/minhaescola/

Projeto Motriz_( deficiências motoras graves)


O MOTRIX é um software que permite que pessoas com deficiências motoras graves, em especial tetraplegia e distrofia muscular, possam ter acesso a microcomputadores, permitindo assim, em especial com a intermediação da Internet, um acesso amplo à escrita, leitura e comunicação. O acionamento do sistema é feito através de comandos que são falados num microfone.

http://intervox.nce.ufrj.br/motrix/

Livro: Objetos de Aprendizagem



Objetos de Aprendizagem Uma Proposta Pedagógica

http://rived.mec.gov.br/artigos/livro.pdf

sábado, 21 de janeiro de 2012

Vez da Voz _Materiais Inclusivos


Vez da Voz: dando voz e vez às pessoas com deficiência
Criada em 2004, a Vez da Voz é uma OSCIP que luta pela inclusão da pessoa com deficiência. No Brasil, 24 milhões de pessoas precisam de acessibilidade em diferentes áreas, inclusive na comunicação.

Com representantes em São Paulo e Campinas, a Vez da Voz é formada por profissionais com e sem deficiência. São jornalistas, fonoaudióloga, psicóloga, pedagoga, estudantes, artistas, intérpretes e assessores da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), audiodescritora, editor, cinegrafista e webdesigner, que criam formatos inclusivos para a mídia.

As ações da Vez da Voz são variadas e focam a comunicação, a informação e o adequado atendimento às pessoas com deficiência.

Dentre as ações desenvolvidas estão a produção de vídeos inclusivos (com narração, Língua de Sinais, legenda e audiodescrição), a elaboração de materiais educativos, oferecimento de palestras, cursos e treinamentos em empresas, além de apresentações artísticas.

A Vez da Voz também produz o primeiro telejornal inclusivo da internet e da Televisão Brasileira: o Telelibras, que mostra a diversidade racial entre os jornalistas, tem intérpretes de LIBRAS ao lado do apresentador e ainda conta com uma equipe de repórteres com deficiência. Todos informam o que acontece no Brasil e no mundo. É voltado para o público surdo, que pouco entende a Língua Portuguesa e se comunica em LIBRAS, uma língua que não é universal, e que tem uma estrutura gramatical própria.

A Vez da Voz existe para dar voz para quem não tem vez. Na internet, os vídeos são semanais e gratuitos para download.

http://www.vezdavoz.com.br/site/materiais_inclusivos.php

Kit pedagógico ensina a detectar e combater violência infantil



A Fundação Orsa e a Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads) lançaram o Kit Respeitar, um conjunto de três livros concebidos com o objetivo de servir como instrumento para a prevenção e o combate à violência contra a criança e o adolescente. Cada um dos volumes é destinado a um público diferente: as próprias crianças e jovens, pais e responsáveis, e profissionais que lidam com o público infanto-juvenil.

O conteúdo do kit foi idealizado pela Fundação Orsa, que em 2009 celebra 15 anos de atividades marcadas pelo desenvolvimento de programas e projetos sociais. A produção do material é fruto do trabalho realizado pela Fundação, Seads e ABMP.

Todo o conteúdo dos volumes foi elaborado por Anna Christina Cardoso de Mello, psicóloga da Vara da Infância e Juventude, Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP) e consultora da Fundação Orsa. O Kit Respeitar conta, ainda, com a consultoria de uma equipe composta por educadores, assistente social, socióloga, juiz de Direito e outras três psicólogas, além de nove leitores mirins para o volume dedicado às crianças.

Conteúdo do Kit Respeitar

Volume 1: Queremos respeito - o “Guia para crianças, adolescentes e quem lida com eles” foi elaborado de forma a chamar a atenção de seu público-alvo para os direitos fundamentais que a legislação lhes assegura. Com linguagem acessível e desenhos que despertam a identificação nas crianças, temas árduos são apresentados de forma lúdica, permitindo a elas o entendimento sobre os limites do corpo, sobre como se proteger e dizer não àquilo que pode machucá-la; sobre como entender quando um limite é ultrapassado e como pedir ajuda, entre outros. Para a produção deste volume, os editores contaram com a consultoria e revisão de nove crianças entre sete e 10 anos de idade.

Volume 2: Criar respeitando - “Guia para pais e responsáveis” oferece orientação às pessoas que têm filhos ou cuidam de crianças e adolescentes. Neste volume, o leitor aprende as maneiras mais adequadas de investigar se algo de errado está acontecendo. Por meio da leitura, os pais aprendem a identificar sinais que indicam que seus filhos estão sofrendo violência física, psicológica ou sexual. Este volume apresenta, ainda, dicas de como agir se uma criança ou jovem revela ter passado por situações de abuso ou exploração sexual.

Volume 3: Cuidar respeitando - “Guia para os profissionais que lidam com crianças e adolescentes” ensina o cuidador a identificar sinais de coação e intervir para poder protegê-lo da violência que, em muitos casos, ocorre dentro ou no entorno da família. São apresentadas as formas mais adequadas e eficazes de informar os órgãos competentes e como se deve proceder após a notificação, intervindo por meio de um conjunto de ações planejadas que se complementam nos âmbitos educativo, social, psicológico, médico e judicial.

Disponível em: http://www.promenino.org.br/Ferramentas/DireitosdasCriancaseAdolescentes/tabid/77/ConteudoId/3cc23a45-5d85-4e5f-a012-005854ce2870/Default.aspx

Projeto MicroFênix - Portadores de deficiência física grave como os tetraplégicos, portadores de distrofia muscular


O projeto microFênix v 2.0 foi criado pelo professor Antonio Borges, no Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) , em 2004/5, para facilitar o uso do computador pelos portadores de deficiência física grave como os tetraplégicos, portadores de distrofia muscular entre outros portadores de patologias que apresentam limitações que impossibilitam o uso dos membros superiores ativamente.

Disponível em: http://intervox.nce.ufrj.br/microfenix/

Cadernos Eletrônicos _Site Acessa São Paulo


Os Cadernos Eletrônicos estão em formato PDF. Para visualizá-los, é necessário instalar o programa Adobe Acrobat Reader. Você pode fazer o download gratuitamente clicando neste link.

http://www.acessasp.sp.gov.br/cadernos/todos_cadernos.php

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Publicações da Escola de Gente


As publicações da Escola de Gente são produzidas em distintos formatos, de acordo com o Decreto Federal nº 5.296/04, de modo a garantir o acesso à informação a qualquer pessoa interessada. Por isso o uso da espiral nos livros impressos em tinta para facilitar o manuseio por parte de quem tem alguma dificuldade motora e a diversidade de versões: gravadas em áudio e digitalizadas em Daisy, DOC, Open DOC, PDF e TXT; impressas em braile; e DVDs com versões em língua de sinais brasileira (Libras), Assim, a Escola de Gente busca sistematicamente soluções para garantir que pessoas analfabetas, surdas, cegas, com deficiência intelectual, dislexia, qualquer dificuldade motora ou de leitura, enfim, todas as condições humanas, acessem e compreendam os conteúdos disseminados pela nossa organização.

Baixe as publicações em diferentes formatos.
http://www.escoladegente.org.br/publicacoes.php

Livro: Letra para todos


Para saber mais sobre o livro LETRAS PARA TODOS nova técnica de impressão em braile, um mesmo livro pode ser lido por cegos e por quem vê...

Clique no link: http://educarparacrescer.abril.com.br/leitura/livro-inclusivo-617227.shtml

Livro - Educação Inclusiva: O que o Professor tem a ver com isso?

A Rede SACI disponibiliza aqui o livro "Educação Inclusiva: O que o Professor tem a ver com isso?" em PDF e HTML.



http://saci.org.br/index.php?modulo=akemi¶metro=24969

Produtos Cartográficos que possam ser lidos por pessoas cegas e com baixa visão


A Cartografia Tátil é um ramo específico da Cartografia que se ocupa da confecção de mapas e outros produtos cartográficos que possam ser lidos por pessoas cegas e com baixa visão. Os mapas e gráficos táteis tanto podem funcionar como recursos educativos, como facilitadores de mobilidade em edifícios públicos de grande circulação como nos terminais rodoviários, metroviários, aeroviários, nos shopping centers, nos campi universitários, e também em centros urbanos.

Para saber mais a respeito clique em: http://www.labtate.ufsc.br/cartografia_tatil.html

Livro: Audiodescrição - Transformando Imagens em Palavras


A audiodescrição é um recurso de acessibilidade que amplia o entendimento das pessoas com deficiência visual em eventos culturais, gravados ou ao vivo, como: peças de teatro, programas de TV, exposições, mostras, musicais, óperas, desfiles e espetáculos de dança; eventos turísticos, esportivos, pedagógicos e científicos tais como aulas, seminários, congressos, palestras, feiras e outros, por meio de informação sonora. É uma atividade de mediação linguística, uma modalidade de tradução intersemiótica, que transforma o visual em verbal, abrindo possibilidades maiores de acesso à cultura e à informação, contribuindo para a inclusão cultural, social e escolar. Além das pessoas com deficiência visual, a audiodescrição amplia também o entendimento de pessoas com deficiência intelectual, idosos e disléxicos.


Disponível em http://www.bancodeescola.com/audiodescricao-transformando-imagens-em-palavras.htm

Livro sobre inclusão na construção pesada tem versão digital

O livro "Construindo a Inclusão da Pessoa com Deficiência no Trabalho - A Experiência na Indústria da Construção Pesada no Estado de São Paulo", do médico e auditor fiscal do trabalho José Carlos do Carmo (Kal), ganhou uma versão digital desenvolvida pela designer Suzana Coroneos - também autora do projeto gráfico e direção de arte da publicação impressa.

A publicação, lançada pela ACCB e a Áurea Editora, tem, ainda, versão em PDF, que pode ser lida em computadores, smartphones e tablets.

Disponível em: http://www.accbinclusao.org.br/noticia/22/livro-sobre-inclusao-na-construcao-pesada-tem-versao-digital

Que livro é você?


Se você fosse um livro nacional, qual livro seria? Um best-seller ultrapopular ou um relato intimista? Faça o teste e descubra.

http://educarparacrescer.abril.com.br/leitura/testes/livro-nacional.shtml

Catálogo de Tecnologias Assistivas


Abaixo o link para consultar o Catálogo de Tecnologias Assistivas ( em torno de 19 mil produtos tecnológicos a disposição de pessoas com deficiência).

Clique aqui:
http://www.assistiva.org.br/catalogo/destaque

Acessibilidade_Turma da Mônica


Revista disponível em:
http://www.monica.com.br/institut/acessibilidade/capa.htm

Publicações On-Line


Esta seção disponibiliza publicações on-line de organizações governamentais e não-governamentais sobre temas educacionais e pedagógicos, relacionados a políticas, programas, planejamento estratégico da educação, questões referentes à evasão, retenção, inclusão, capacitação de professores, protagonismo juvenil, meio ambiente, ética, cidadania, paz, entre tantos outros temas. Encontram-se também livros sobre cultura e pesquisas sobre comportamento dos jovens, violência, discriminação racial, drogas e doenças sexualmente transmissíveis.

Disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pol_l.php?t=001